Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida

O Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida encontra-se sediado num dos edifícios nobres mais antigos da vila de Mafra, cuja construção data dos finais do séc. XVI. Mandado edificar por D. João Luís de Menezes, foi paços do concelho até ao séc. XIX, altura em que foi convertido em cadeia comarcã, função que manteve até 1972. A sua utilização como espaço museológico teve início em 1981, adotando como mentor a figura de Raúl de Almeida, professor primário de Mafra durante três décadas, que desempenhou um papel preponderante na constituição do espólio do museu da Casa do Povo de Mafra.
O Museu Municipal assume-se como uma entidade pública ao serviço da comunidade, garante do seu sentido de identidade e salvaguarda do património cultural. Encontra-se vocacionado para a etnografia e a história local, possuindo uma importante coleção de referência de olaria tradicional mafrense, que compreende peças utilitárias e figurado de barro, bem como outros núcleos temáticos, caso das coleções de traje tradicional, objetos de devoção, numismática, entre outros.
O edifício está situado na Praça do Pelourinho, área alvo de reabilitação urbanística recente, que tem por ponto central o pelourinho setecentista, imóvel de interesse público, exemplar de arquitetura civil barroca.

O Museu Municipal Prof. Raúl de Almeida, enquanto núcleo museológico, encontra-se, em fase de restruturação e remodelação, albergando o Atelier de Artes Plásticas e suas atividades.
A data de reabertura ao público com nova exposição temática ainda não está prevista.
Encerrado Temporariamente.

Temática: Antropologia, Etnografia

Localização:
Praça do Pelourinho, 2640-495 Mafra

Coordenadas GPS: 38º56'04"N, 9º19'59.36"O

Contactos:
Telefone: 261 815 121
Fax: 261 813 853
e-mail: museu.pralmeida@cm-mafra.pt