Festival de Música Filipe de Sousa está de regresso

De 3 de junho a 1 de julho de 2017, prestigiados pianistas reúnem-se, no Concelho de Mafra, para a segunda edição do Festival de Música de Mafra Filipe de Sousa, uma autêntica festa da música que homenageia o pianista, compositor, maestro, investigador e figura de referência da cultura portuguesa que foi Filipe de Sousa, mafrense de adoção. 

Este festival abrilhanta as noites de Mafra e da Ericeira, num conjunto de cinco recitais, todos com início às 21 horas, com entrada gratuita.

No concerto inaugural, agendado para dia 3 de junho, no Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra, sobe ao palco a pianista portuguesa Teresa da Palma Pereira, laureada em vários concursos nacionais e internacionais, que se faz acompanhar pela Orquestra do Atlântico, dirigida pelo maestro Artur Pinho Maria.

No dia 10 de junho é a vez de Alon Goldstein, um dos mais originais e sensíveis pianistas da sua geração, que se apresenta pela primeira vez em Portugal na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira.

O terceiro concerto é protagonizado, no dia 17 de junho, também na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, pelo pianista brasileiro Luís Rabello, vencedor de diversos prémios no seu país e radicado na Holanda.

No dia 24 de junho, o pianista Manuel Araújo – que obteve o Prémio Vianna da Motta de “Melhor Pianista Português 2010” – apresenta-se em concerto no Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra.

O concerto de encerramento realiza-se no dia 1 de julho no magnífico cenário da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, onde o ilustre pianista português Adriano Jordão e diretor artístico do festival tocará acompanhado do Quarteto Arabesco.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mafra e da Fundação Jorge Álvares, instituição sem fins lucrativos à qual Filipe de Sousa doou a sua casa e propriedade em S. Miguel de Alcainça (Concelho de Mafra), que agora é sede desta fundação, mas também a sua valiosa e diversificada biblioteca, as suas coleções de obras de arte, de discos e de manuscritos musicais, para além do espólio musical próprio.

Consulte aqui o programa de cada concerto e a biografia dos músicos.