Área de Património Histórico e Arquitetónico

A principal atribuição da área de Património Histórico e Arquitetónico é a constituição da Carta Municipal de Património, documento setorial que serve de base às orientações estratégicas autárquicas para esta área cultural.

Em articulação com os organismos da Administração Central e Regional, mas sobretudo com os agentes locais - principais garantes da preservação e valorização do património -, a Área centraliza e disponibiliza a todos os interessados o Inventário Municipal de Património. Na atualidade, esta base de dados conta com perto de 1000 registos, a que se associa um conjunto amplo de informação complementar, desde aspetos básicos de caracterização patrimonial e histórico-artística, até à rigorosa georreferenciação.

Conhecer, preservar e divulgar a singular herança reunida no concelho de Mafra são tarefas que impõem diferenciadas abordagens aos públicos do património: a publicação continuada de resultados de investigação, a definição e animação de rotas e circuitos de visita, a realização de exposições temporárias e de atividades pedagógicas ajustadas aos curricula da população escolar do município, são algumas das iniciativas desenvolvidas por esta área com vista a uma maior proximidade identitária entre as populações e os seus mais importantes referentes culturais.

Da área de atuação desta área faz ainda parte a preservação e valorização do espólio do escultor Domingos Soares Branco, nome marcante da escultura contemporânea portuguesa da segunda metade do século XX. Composto por cerca de 13.000 peças, este espólio tem sido objeto de investigação e valorização.

Localização:
Complexo Cultural Quinta da Raposa