Apresentação da obra "Flores de Musica (1620)" e concerto de órgão

Será apresentada, no próximo dia 6 de abril, às 19h00, na Igreja de Santo André, em Mafra, a nova edição do livro “Flores de Musica” de Manuel Rodrigues Coelho, obra fundamental na aprendizagem de instrumentos de tecla, sendo interpretadas algumas peças pelos organistas André Ferreira, João Vaz e Sérgio Silva. A publicação realiza-se no âmbito da ECHOM - ECHO Collection of Historical Organ Music (cujo editor geral é Jean Ferrard), um projeto da ECHO (European Cities of Historical Organs), uma associação de cidades europeias com órgãos históricos, de que Mafra faz parte, desde 2014. A entrada é gratuita.

Manuel Rodrigues Coelho (ca.1555-1635) nasceu em Elvas por volta de 1555 e recebeu provavelmente os seus primeiros ensinamentos musicais na Catedral de Elvas. Trabalhou na Catedral de Badajoz de 1573 a 1577 e mais tarde em Elvas. Deixou esta última posição em 1602, quando se tornou organista da corte em Lisboa, onde veio a falecer em 1635. Toda a obra sobrevivente do compositor está preservada no volume Flores de musica pera o instrumento de tecla & harpa, impresso, em Lisboa, no ano de 1620, por Pedro Craesbeeck.

A edição de 1961 desta obra encontrava-se esgotada há vários anos, pelo que a nova publicação, elaborada sob a supervisão de João Vaz, com a colaboração de Sérgio Silva e André Ferreira, vem possibilitar um mais amplo conhecimento da mais antiga partitura instrumental impressa em Portugal, oferecendo simultaneamente uma abordagem eminentemente prática.