Concelho de Mafra, destino turístico sustentável

O Município de Mafra aderiu, de forma pioneira, ao projeto de promoção da sustentabilidade do turismo denominado SUSTENTURIS, visando garantir a promoção da qualidade ambiental e do ordenamento do território inteligente na valorização turística do património natural e cultural local. Para o efeito, celebrou um protocolo de colaboração com o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, responsável pela dinamização deste projeto.

 

Esta iniciativa desenvolve-se em duas vertentes principais: i-SUSTENTUTIS, um sistema de certificação composto por indicadores de desempenho ambiental, social e do destino; e-SUSTENTURIS, uma plataforma digital que visa dar visibilidade e competitividade aos produtos turísticos certificados.

Este sistema é inovador pelas ferramentas de gestão disponibilizadas, que podem ser usadas pelo setor privado, e pela disponibilização de indicadores de sustentabilidade, calculados de forma transparente e rastreável, mas também pela promoção ativa de parcerias entre os participantes, de modo a contribuir para uma oferta turística de qualidade e duradoura.

O projeto SUSTENTURIS é de âmbito nacional, mas privilegia, nesta primeira fase da sua implementação, as zonas com maiores níveis de procura turística, ou seja, cujo nível de maturidade mais influencia a perceção do valor do turismo por parte das comunidades, sendo esse o caso do Município de Mafra.