Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira

Na sequência da ação de requalificação promovida pela Câmara Municipal de Mafra, o edifício centenário situado em pleno “Jogo da Bola”, no coração da Ericeira, tem agora um novo conceito de utilização, preservando a traça arquitetónica interior e exterior. Para além do posto de turismo, que foi requalificado, instalou-se o Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.

Esta intervenção foi financiada pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo e pela Associação de Turismo de Lisboa, tendo o projeto sido desenhado pela experimentadesign, associação cultural que se constitui como uma unidade de produção nas áreas do design, arquitetura e cultura de projeto.

No âmbito do posto de turismo, localizado no rés-do-chão, o objetivo foi elevar as condições de atendimento e acolhimento ao visitante, complementadas por um surf café que pretende, adicionalmente, evidenciar as especificidades gastronómicas da região e contribuir para a dinamização comercial do “Jogo da Bola”.

O piso superior foi transformado num autêntico centro de conhecimento sobre a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, numa abordagem inovadora, interativa e que aposta fortemente na tecnologia. Com o apoio da comunidade surfista da Ericeira, que disponibilizou os mais variados conteúdos, “pretende-se comunicar o valor essencial de cada uma das sete ondas e do habitat que as rodeia, porque a informação é o primeiro passo para a consciencialização ambiental. E esta informação destina-se não à comunidade local, mas também a todos os que nos visitam: porque este é um património da natureza, que temos a obrigação de partilhar com o mundo”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.

Antes localizada neste edifício, a prestigiada Galeria Orlando Morais está, com a anuência e prestimosa colaboração da sua família, a ser adequadamente instalada na Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, espaço de verdadeira vocação cultural e que dignificará o legado deste ilustre artista.

Centro de Interpretação da Reserva Mundial de Surf e Posto de Turismo da Ericeira