Regime de Fruta Escolar

A Câmara Municipal distribui, gratuitamente, duas peças de fruta/ hortícola por semana (maçã, banana, pera rocha, tangerina, cenoura e tomate cereja) aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do Concelho de Mafra. Pretende-se, assim, incentivar o consumo de frutas e hortícolas, ricas em fibra, vitaminas, sais minerais e com baixo teor de gordura. São, por isso, alimentos protetores, reguladores e ativadores das funções vitais, além do que, combinando a sua ingestão abundante com a prática regular de atividade física, contribuem para a manutenção de um peso saudável.

Esta medida surge na sequência do Pedido de Aprovação ao Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, IP, efetuado pela Autarquia, à "Ajuda para Distribuição de Frutas e Produtos Hortícolas, Frutas e Produtos Hortícolas Transformados, Bananas e Produtos Derivados", no âmbito do Regime de Fruta Escolar (Portaria n.º 375/2015, de 20 de outubro).

Este regime está sujeito, igualmente, à aplicação de Medidas de Acompanhamento. Assim, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, são desenvolvidas atividades pedagógicas para fomentar a ingestão de hortofrutícolas, complementando a ação já desenvolvida na promoção de uma alimentação equilibrada, quer através da diversificação das ementas das refeições fornecidas nos estabelecimentos de ensino, quer através da sensibilização de alunos e encarregados de educação.

Estudo da APCOI revela que 42,6% das crianças em Portugal aumentou consumo de fruta

Mais informações:

Folheto