Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música - Candidaturas

Programa de bolsas de estudo no domínio da música, destinado aos alunos que frequentem o Conservatório de Mafra, visando incentivar o acesso ao ensino especializado da música, com paralelismo pedagógico.

Reconhecida a importância da música no processo de aprendizagem e formação do indivíduo, a Câmara Municipal de Mafra promove o acesso ao ensino especializado da música, particularmente entre o movimento associativo cultural do Concelho, através da atribuição de bolsas de estudo no domínio da música.

Para o ano letivo 2017/2018, a Câmara Municipal procede à abertura de um concurso para a atribuição até 38 bolsas de estudo.

 

DESTINATÁRIOS

Alunos e elementos das escolas de música integradas no movimento associativo, bandas filarmónicas e orquestras com sede no Concelho de Mafra (número do artigo 1.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra).

 

Estes alunos e elementos devem ainda residir no Concelho de Mafra e estarem inscritos no Conservatório de Mafra. No caso de novos candidatos estes devem ter efetuado a inscrição, nesse estabelecimento de ensino da música, no período de 1 a 15 de junho. Os bolseiros, que pretendam efetuar o pedido de renovação, deverá ter renovado a sua matrícula, até 31 de maio.

 

VAGAS POR INSTRUMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO

O número de vagas por instrumento, para a atribuição de bolsas de estudo é:

 

Carrilhão

1

Órgão

1

Clarinete

5

Flauta Bisel

1

Flauta Transversal

5

Percussão

3

Piano

9

Saxofone

3

Trombone

1

Trompa

1

Trompete

3

Violino

5

 

CANDIDATURA/ PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA

As candidaturas e os pedidos de renovação podem ser efetuados por duas vias:

1. Presencial - num dos postos de atendimento, preenchendo os formulários de candidatura e do pedido de renovação, em suporte papel.

 

2. Online - Preenchendo os formulários aqui disponibilizados (selecione consoante o pretendido) e anexando os elementos solicitados:



CANDIDATURA

PEDIDO DE RENOVAÇÃO

Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação;

Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior ou do último ano em que estudou.

Parecer sobre o perfil e prática musical do candidato.

Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação, caso os elementos entregues anteriormente estejam desatualizados;

Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior, caso ainda não tenha efetuado;

 

Os candidatos que optem por entregar a candidatura, via online, devem primeiro imprimir AQUI o anexo ao formulário de candidatura, o qual corresponde ao parecer sobre o perfil e prática musical do candidato. 

O referido parecer tem ser preenchido pelo professor da escola de música (integrado no movimento associativo) ou maestro da banda filarmónica/orquestra e pela direção da associação.

 

PROVAS DE SELEÇÃO

As provas de seleção, enunciados no artigo 3.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra estão previstas realizarem-se no dia 10 de julho. Os candidatos à atribuição de bolsa de estudo serão convocados para o efeito, via e-mail, com indicação da hora e local das provas.

 

ESCLARECIMENTOS/INFORMAÇÕES

Para mais informações, consulte o Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra ou contacte a Divisão de Educação e Juventude, através do e-mail dej_dds@cm-mafra.pt ou do telefone 261 810 125.

 

Quem se pode candidatar?

Alunos e elementos das escolas de música integradas no movimento associativo, bandas filarmónicas e orquestras com sede no Concelho de Mafra, os quais devem residir no Concelho de Mafra e frequentar o Conservatório de Mafra.

Como posso candidatar-me ou efetuar o pedido de renovação de bolsa?

As candidaturas e os pedidos de renovação podem ser efetuados por duas vias:

1. Presencial - num dos postos de atendimento, preenchendo os formulários de candidatura e do pedido de renovação, em suporte papel

 

2. Online - Preenchendo os formulários aqui disponibilizados (selecione consoante o pretendido) e anexando os elementos solicitados:



CANDIDATURA

PEDIDO DE RENOVAÇÃO

Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação;

Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior ou do último ano em que estudou.

Parecer sobre o perfil e prática musical do candidato.

Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação, caso os elementos entregues anteriormente estejam desatualizados;

Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior, caso ainda não tenha efetuado;

 

Os candidatos que optem por entregar a candidatura, via online, devem primeiro imprimir AQUI o anexo ao formulário de candidatura, o qual corresponde ao parecer sobre o perfil e prática musical do candidato. 

O referido parecer tem ser preenchido pelo professor da escola de música (integrado no movimento associativo) ou maestro da banda filarmónica/orquestra e pela direção da associação.

Quais os requisitos para a candidatura?

  • Ser aluno ou elemento das escolas de música integradas no movimento associativo, bandas filarmónicas e orquestras com sede no Concelho de Mafra, conforme o estipulado no n.º 1 do artigo 1.º do Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo no Domínio da Música do Município de Mafra

  • Residir no Concelho de Mafra;

  • Não ser um músico profissional que se encontre em exercício de atividade;

  • Entregar a candidatura dentro do prazo estipulado;

  • Apresentar um parecer referente ao perfil e prática musical do candidato, o qual deve ser emitido pelo professor da escola de música ou maestro da Banda Filarmónica/Orquestra e a direção da associação. Este parecer é efetuado no próprio formulário de candidatura, em campo disponibilizado para o efeito.

Quais os documentos necessários para a Candidatura?

Em anexo ao formulário de candidatura deve apresentar os seguintes documentos:

  • Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação;

  • Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior ou do último ano em que estudou.

A avaliação socioeconómica será efectuada mediante realização de atendimento social e, para efeitos de apuramento da situação económica do agregado familiar, deverá apresentar no atendimento os seguintes documentos:

  1. Documentos de identificação do titular e de todos os membros do respetivo agregado familiar (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e cartão de contribuinte, ou Autorização de Residência no caso de cidadãos estrangeiros);

  2. Cartão de Contribuinte de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo;

  3. Atestado de Residência, emitida pela Junta de Freguesia da área de residência, onde conste a composição do agregado familiar e a indicação de que reside na área do Município de Mafra há pelo menos 6 meses;

  4. Última declaração de IRS comprovativa dos rendimentos de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo, e a respetiva nota de liquidação, ou documento da repartição de finanças atestando a não entrega da referida declaração;

  5. Últimos recibos de vencimento (3 meses) de todos os elementos do agregado familiar, que contribuam economicamente para o mesmo;

  6. Últimos recibos (3 meses) de água, luz, gás, renda/ prestação de casa;

  7. Declaração comprovativa da despesa mensal resultante da aquisição de medicamentos de uso continuado, no caso de doença crónica devidamente comprovada pelo médico;

  8. Em situação de desemprego de um ou mais elementos do agregado familiar, declaração da Segurança Social e/ou do Centro de Emprego, atestando a situação, bem como o valor e duração do subsídio de desemprego, quando aplicável. Nestas situações, deverão ainda, sempre que solicitado, fazer prova de Procura Ativa de Emprego;

  9. Declaração da Segurança Social mencionando que apoios o agregado familiar usufrui;

  10. Em situação de pais solteiros, divorciados, separados judicialmente ou de viuvez, declaração que ateste o valor da pensão de alimentos, de sobrevivência, de viuvez, ou outra, ou documento que justifique a ausência da mesma;

  11. Caso existam idosos ou portadores de deficiência no agregado familiar, documento comprovativo da pensão; Subsídio de renda de casa, se aplicável;

  12. Documento comprovativo de Apoio ao Arrendamento Habitacional, se aplicável;

Além dos documentos já identificados, os Serviços podem solicitar outros documentos considerados pertinentes e relacionados com rendimentos, despesas, saúde e/ ou outras situações.

Onde posso obter mais informação sobre a atribuição de bolsas de estudo e critérios de seleção?

Para informação ou esclarecimentos

Contacte o serviço de educação da Câmara Municipal de Mafra, através do e-mail dej_dds@cm-mafra.pt ou do telefone 261 810 125.

Quais os documentos necessários para efetuar o pedido de renovação da bolsa de estudo?

Os bolseiros necessitam somente de apresentar, os seguintes elementos:

  • Fotocópia do bilhete de identidade e cartão de contribuinte ou cartão do cidadão do candidato e do encarregado de educação, caso os elementos entregues estejam desatualizados;

  • Certificado/Declaração do aproveitamento escolar relativo ao ano anterior, caso não o tenha efetuado no final do terceiro período letivo 2015/2016.