Limpeza e desobstrução de linhas de água

Num investimento superior a dois milhões e 400 mil euros, a Câmara Municipal está a proceder à limpeza e desobstrução dos leitos e das margens das 12 principais linhas de água do Concelho de Mafra, numa extensão total de cerca de 100 quilómetros. Através desta intervenção alargada, desenvolvida em colaboração com as Freguesias, pretende-se não só minimizar as condições de ocorrência de cheias e o risco da propagação de incêndios, mas também promover a saúde pública e facilitar o acesso e a fruição dos espaços ribeirinhos pelos munícipes. 

As operações, desenvolvidas ao longo de três anos, contemplam a retirada da vegetação invasora, das árvores caídas e de todo o tipo de detritos que possam criar obstáculos ao normal escoamento das águas e/ ou reduzir a sua capacidade de vazão. Serão preservadas as plantas que tenham interesse ou estejam protegidas por lei, assim como a galeria ripícola, de forma a manter a sua estrutura e o seu papel de proteção das margens.

As linhas de água intervencionadas são Rio Lizandro, Rio Pequeno, Ribeira da Vidigueira, Ribeira do Casal Novo, Ribeira de Muchalforro, Ribeira de Cheleiros, Ribeira do Falcão, Rio Cuco, Rio Trancão, Rio Safarujo, Rio do Sobral e Ribeira de Pedrulhos.

Limpeza das linhas de água