Limpeza de Linhas de Água - Ribeira de Cheleiros

A Câmara Municipal de Mafra está a desenvolver os trabalhos de limpeza e desobstrução da Ribeira de Cheleiros. A intervenção tem uma extensão, aproximada, de 15 km e abrange, nesta fase, a área compreendida entre a Ribeira do Casal Novo, em Mafra Gare, passando por Cheleiros, Carvalhal, até à união do Rio Pequeno com a Ribeira de Cheleiros. Esta intervenção insere-se na candidatura efetuada ao Fundo de Proteção dos Recursos Hídricos, prevendo a realização de trabalhos como remoção e eliminação de espécies invasoras e alóctones; remoção manual ou mecânica de resíduos; podas de limpeza ou de formação da copa, remoção de árvores caídas, abate de exemplares mortos e doentes; e consolidação e recuperação de margens.

Este fundo pretende promover a “Limpeza e Desobstrução de Linhas de Água do Concelho de Mafra”, numa extensão total de cerca de 100 km, que percorrem na sua maioria terrenos agrícolas e florestais, na sua maioria abandonados, levando a que haja um fraco cumprimento voluntário do art.º 33.º da Lei n.º 58/2005 (Lei da Água) por parte dos proprietários, bem como a dificuldades de motivação ou pressão que conduzam ao mesmo.

Limpeza de Linhas de Água - Ribeira de Cheleiros