Explora o Mundo da Água com a Veolia Água

A convite da Câmara Municipal de Mafra, uma equipa de nove elementos da Veolia Água - Águas de Mafra desenvolveu uma acção de sensibilização ambiental nos dias 13 e 14 de Abril de 2011, no Parque de Santa Marta, na Ericeira. Esta actividade contemplou a realização de ateliers dedicados à água e jogos para crianças, de idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, provenientes das várias freguesias do Concelho de Mafra.

A equipa da Veolia Água - Águas de Mafra abordou, baseando-se em materiais próprios, o ciclo natural da água, a produção de água potável, o tratamento das águas residuais e dos gestos dedicados à preservação do ambiente. Foram ainda apresentadas as suas três ?cientistas? que realizaram, ao vivo ,algumas experiências associadas ao ciclo da água e ao tratamento da mesma para consumo humano.

Uma água transparente não é forçosamente boa para beber e as crianças comprovaram esta situação com o auxílio de um microscópio que projectou num ecrã os ?bichinhos? que a olho nu não vemos e que, por vezes, podem provocar doenças.
Para além das experiências realizadas, foram propostos às crianças alguns jogos, desde o tradicional puzzle, ao jogo da memória, ao concorrido jogo da pesca em piscinas e ainda ao jogo de encaixe de tubos até um reservatório, que serviu para ilustrar a bombagem e a gravidade, explicando, de forma muito simplificada e básica, o funcionamento de uma rede de água.

A água da torneira é boa para beber e é um bem precioso que devemos todos proteger.

Educação Ambiental - Fotogaleria