Expansão da rede de saneamento: melhor ambiente

O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, deslocou-se ao Município de Mafra no âmbito da cerimónia de assinatura dos contratos das empreitadas de execução dos emissários gravíticos e sistemas elevatórios do subsistema da Ericeira - fase II e dos emissários gravíticos do subsistema do Carvalhal. Estes investimentos, realizados pela Águas do Tejo Atlântico (entidade responsável pela gestão do saneamento “em alta”), contribuem para a elevação das condições de recolha, tratamento e rejeição de efluentes, fundamental para a qualidade da água das ribeiras e das praias e para a qualidade de vida das populações do Concelho de Mafra.

A primeira destas empreitadas serve as freguesias costeiras de Santo Isidoro e Encarnação, honrando e respeitando o galardão de Reserva Mundial de Surf. Este emissário gravítico e sistema elevatório permite beneficiar cerca de 675 habitantes das localidades de Casais de São Lourenço e Ribamar (zona norte), representando um investimento de 1,1 milhões de euros.

Por sua vez, o emissário gravítico do subsistema do Carvalhal permite beneficiar 990 habitantes das localidades de Alqueidão, Meã e Carvalhal da União das Freguesias de Igreja Nova e Cheleiros, representando um investimento de cerca de 997 mil euros, contribuindo para a limpeza da Ribeira de Cheleiros e do Rio Lizandro.

A cerimónia de assinatura destes contratos contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e do Presidente do Conselho de Administração da Águas do Tejo Atlântico, António Frazão, assim como dos Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia que serão servidas por estes subsistemas.

Investimentos em saneamento