Ecocentro no Ecoparque da Abrunheira

Entrou hoje em funcionamento o novo ecocentro localizado no Ecoparque da Abrunheira, em Mafra, ocupando uma área de 3.800m2, que recebe, gratuitamente, resíduos recicláveis de tipologias diferentes das enquadradas nos circuitos normais de recolha. Este ecocentro serve as Freguesias/ Uniões de Freguesia de Mafra, Malveira e São Miguel de Alcainça, Milharado, Igreja Nova e Cheleiros, Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, Azueira e Sobral da Abelheira, Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés, sendo as restantes encaminhadas para a outra infraestrutura já existente no Concelho e localizada na Ericeira.

Esta obra, que conclui o Ecoparque da Abrunheira, possui infraestruturas adequadas à receção de cada uma das tipologias de resíduos, nomeadamente: Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE) e Pilhas e Acumuladores (P&A); Embalagens contendo ou contaminadas com tintas e solventes, produtos adesivos, colas e resinas; Materiais contaminados; Têxteis; Óleos alimentares; Óleos minerais; Papel/Cartão; Embalagens de Plástico e Metal; Vidro de embalagem; Vidro não embalagem; Pneus usados; Monstros (Colchões e Sofás); Madeiras; Metais/Sucatas; Plásticos rígidos (Estores/Tubos e Para-choques); Resíduos de Jardins e Parques; Resíduos de Construção e Demolição (RCD); Esferovite (EPS).

Os cidadãos poderão utilizar este serviço de segunda a sábado, das 8h00 às 17h00.

Salienta-se que, com a entrada em funcionamento deste ecocentro, o espaço da Ericeira, que serviu, até à data, todo o Concelho de Mafra, destinar-se-á, preferencialmente, às freguesias da Encarnação, Santo Isidoro, Ericeira e Carvoeira.

Ecocentro no Ecoparque da Abrunheira