Unidade de Saúde Mafra Leste foi inaugurada

As populações da União das Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e da Freguesia do Milharado são servidas por uma nova Unidade de Saúde, com capacidade para 30 mil utentes, dispondo de uma oferta diversificada. O equipamento, cuja construção resultou da cooperação técnica e financeira entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) e o Município de Mafra, foi inaugurado pelo Ministro da Saúde.

“Assinala-se hoje, no Concelho de Mafra, uma alteração profunda em matéria de cuidados de saúde primários, baseada na proximidade, em que Poder Central e o Poder Local se unem para melhor servir os portugueses”, afirmou o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Nesta ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, manifestou a disponibilidade de colaboração adicional em duas áreas fundamentais: a implementação do serviço de cuidados paliativos ao domicílio, com a cedência de viaturas municipais; e o crucial e urgente reforço do número de médicos de família, através da atribuição de comparticipações financeiras que incentivem a fixação destes profissionais. “A nossa justa ambição é que todos os munícipes, sem exceção, tenham médico de família”, declarou o edil.

Situada na Rua José Poman, na Malveira (junto ao posto da GNR), a Unidade de Saúde Mafra Leste tem horário alargado, funcionando das 8 às 20 horas, integrando duas Unidades de Saúde Familiar (USF), assim como um módulo de fisioterapia, sala de movimento e terapia ocupacional e ainda um módulo polivalente com saúde oral, psicologia, serviço social e Unidade de Cuidados Continuados.

Unidade de Saúde Mafra Leste foi inaugurada