7.ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo

Subordinada à temática “Empreender para o sucesso”, terá lugar nos dias 8 e 9 de junho, no Hotel Axis Ofir, em Fão - Esposende, a "7.ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo", uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, EMPREEND - Associação Portuguesa para o Empreendedorismo e ISCAP - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. A Câmara Municipal de Mafra encontra-se representada pelo seu Vice-Presidente, Joaquim Sardinha, que participa como orador no painel "O papel das autarquias no desenvolvimento do empreendedorismo e da sustentabilidade económica das regiões". Versando a temática das incubadoras de negócios, Luís Matos Martins. pelos Territórios Criativos, apresenta os exemplos existentes no Concelho de Mafra.

O evento visa impulsionar o empreendedorismo como vetor de crescimento económico, conjugando saberes e competências do universo académico com experiências adquiridas para promover o empreendedorismo empresarial e social.

Relativamente ao programa, no dia 8 de junho, o evento conta com a presença, na conferência inaugural do evento, de Keynote Speaker, Director de la Cátedra de Emprendimiento (Chairof Entrepreneurship) Dpt. Social Psychology da Universidade de Salamanca. Neste primeiro dia de trabalhos serão abordadas as temáticas “Empreendedorismo e solidariedade social”, “O papel das autarquias no desenvolvimento do empreendedorismo e da sustentabilidade económica das regiões”, “Empreendedorismo e educação”, e “Os desafios das incubadoras em Portugal”. Serão igualmente apresentados Estudos de caso e terá lugar a entrega dos prémios aos autores dos melhores artigos científicos sobre a temática do empreendedorismo. Ainda no primeiro dia, a partir das 15h00, decorrerá o “Business Networking”, com atividades empresariais paralelas.

Keynote Speaker será também convidado a proferir a conferência inaugural no segundo dia do evento, estando também presentes dois nomes relevantes: Ricardo Hernández Mogollón, Director Ejecutivo GEM España, Catedrático de la Universidad de Extremadura, e Pedro Figueroa, Director de investigación G4 Plus e profesor titular de organización de empresas da Universidade de Vigo, Director do Observatorio Urbano de Pontevedra, e Director do Pont-Up Store: Espazode Emprendemento.

O programa do dia 9 será preenchido com várias mesas-redondas, que abordarão nomeadamente as temáticas “Empreendedorismo, inovação e instituições de ensino superior”, “Empreendedorismo empresarial”, “Empreendedorismo social e autarquias”, e “Empreendedorismo empresarial e financiamento”. A encerrar o evento, realizar-se-á uma visita ao Centro Interpretativo de São Lourenço, em Vila Chã, dando, assim, a conhecer este equipamento municipal aos visitantes.