4.º Festival Internacional do Ouriço do mar

O ouriço-do-mar com tradição nas praias da vila da Ericeira, outrora Ouriceira, dá o mote para a realização do 4.º Festival Internacional do Ouriço do Mar. Com organização da Câmara Municipal de Mafra, de 23 de março a 8 de abril, nos 22 restaurantes aderentes, pode ser provada esta iguaria, ícone da alta cozinha internacional. O evento inclui mostra gastronómica, jornadas técnicas, degustações e showcooking por conceituados chefs.

O programa do festival começa no dia 23 de março, às 9h30, com as jornadas técnicas, que decorrerão no Auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, contando com a presença de reputados investigadores ligados ao tema, promovendo a reflexão em torno da economia do mar.

Nos dias 24 e 25 de março, das 16 às 18h, o Mercado Municipal da Ericeira será o palco das demonstrações de showcooking, contando com a presença de distintos chefs de Portugal, Vasco Lello (Café & Hotel Memmo Príncipe Real), José António Nunes (Solar dos Nunes Restaurante), Emídio Concha de Almeida (Confraria da Caldeirada de Peixe e do Camarão de Espinho), António Cavaco (Gastrónomos dos Açores), Rodrigo Castelo (Taberna Ó Balcão), Bertílio Gomes (Chapitô à Mesa) e José Pinheiro (Eira do Mel), do Brasil, Bruno Moreira-Leite (Alga4Food & FCT-UNL) e de Itália, Marco Martini (Marco Martini Restaurant Italia).

De 23 de março a 8 de abril, pode saborear esta iguaria, ao natural, ou cozinhada, em cerca de 12 variantes, disponíveis nos 22 restaurantes aderentes. Muitas delas só serão confecionadas para esta edição do festival e, por isso, são a oportunidade rara de comer ouriços como nunca se provaram.

Consulte o programa.