Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Programa Casa Eficiente - apoios à eficiência energética

Já está em vigor o novo programa de apoio nacional à eficiência energética nos edificios. Trata-se de uma oportunidade única de aplicar medidas que contriobuem para a redução dos custos energéticos e de diminuição do impacte ambiental, através de empréstimos financeiros com juros apoiados parcialmente pela União Europeia.

O Programa “Casa Eficiente 2020” visa conceder empréstimo em condições favoráveis a operações que promovam a melhoria do desempenho ambiental dos edifícios de habitação particular, com especial enfoque na eficiência energética e hídrica, bem como na gestão dos resíduos urbanos. As intervenções poderão incidir no envelope do edifício e nos seus sistemas.

Podem candidatar-se proprietários de prédios residenciais ou suas frações, bem como os respetivos condomínios. Os prédios podem localizar-se em qualquer ponto do território nacional. As operações podem incidir nas partes privadas ou nas partes comuns.

Com o Programa “Casa Eficiente 2020” pretende-se alcançar os resultados seguintes:

  • Melhorar a eficiência energética do parque habitacional;
  • Promover a utilização de energias renováveis;
  • Melhorar a eficiência hídrica do parque habitacional;
  • Otimizar a gestão de resíduos sólidos urbanos;
  • Remover materiais prejudiciais à saúde e ao ambiente;
  • Aumentar a qualidade do edificado e a sua habitabilidade;
  • Estimular comportamentos ambientalmente responsáveis.

O Portal “Casa Eficiente 2020” é o balcão de apoio aos interessados no Programa, o qual apresenta informação, disponibiliza um simulador e apoia a preparação de candidaturas.

Existe disponível para consulta o Guia de Candidatura  e o  Folheto de divulgação do Programa. Veja também o vídeo de divulgação.