Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

PME Líder e PME Excelência no Concelho de Mafra

O Estatuto PME Líder é um selo de reputação de empresas, criado pelo IAPMEI para distinguir o mérito das PME nacionais com desempenhos superiores, e é atribuído em parceria com o Turismo de Portugal e o conjunto de Bancos Parceiros, tendo por base as melhores notações de rating e indicadores económico-financeiros.

O Estatuto PME Excelência foi criado também pelo IAPMEI com o objetivo de sinalizar, através de um instrumento de reputação, o mérito de pequenas e médias empresas com perfis de desempenho superiores.

Em 2014, no Concelho de Mafra destacaram-se 55 empresas ao obterem o estatuto de PME Líder, tendo 10 delas acumulado ainda o título PME Excelência.

Em 2015 o número de PME Líder aumentou para 67 empresas, das quais 9 mereceram ainda o título de PME Exclência.

O Estatuto PME Líder tem associado um conjunto de benefícios, como o acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços, a facilitação na relação com a banca e um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado.

As principais etapas para atribuição do Estatuto PME Líder são:
- Enquadramento nos setores de atividade estipulados para acesso ao Programa (consulte aqui a lista de sectores de atividade enquadráveis);
- Certificação PME online válida;
- Manifestação de interesse na obtenção do estatuto PME Líder junto de uma Instituição de Crédito (IC) protocolada que efetuará a análise do perfil de risco da empresa e formalizará proposta ao IAPMEI em conformidade;
- O IAPMEI e o Turismo de Portugal validam os dados enviados pela IC protocolada e, caso se confirmem os critérios, comunica à PME a atribuição do Estatuto PME Líder, dando disso conhecimento à IC. Caso contrário, o IAPMEI comunicará à IC a não atribuição desse estatuto, identificando as razões subjacentes a essa decisão.

Para mais informações sobre a obtenção do Estatuto PME Líder clique aqui.

 

A seleção das PME Excelência é feita anualmente, a partir do universo das PME Líder, e distingue as empresas, que nos vários setores de atividade apresentaram os melhores resultados económico-financeiros e de gestão.

O Estatuto PME Excelência insere-se no programa de segmentação de empresas do IAPMEI, que visa conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME com perfis de risco superiores, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País.

 

Anexos