Logótipo Mafra Logótipo Ericeira

Lançado o programa MARE STARTUP e o prémio MAREINOV Montepio

O programa de apoio ao empreendedorismo na área do mar MARE STARTUP visa incluir empresas ou projetos empresariais em fase inicial de atividade na área do mar e de base científica e tecnológica. A candidatura ao programa será aberta anualmente durante o primeiro trimestre de cada ano. O Prémio de Apoio ao Empreendedorismo MARE INOV - Montepio pretende apoiar empresas ou projetos empresariais inseridos no Programa de apoio ao empreendedorismo MARE Startup, de base científica e tecnológica na área do mar e que se encontram na fase inicial da sua atividade

MARE STARTUP é um programa de empreendedorismo e apoio à inovação empresarial na área do Mar.

Esta iniciativa pretende estimular a atuação na temática do mar, materializando-se num programa de criação de novas empresas e apoio à inovação empresarial no setor, promovendo a marca MARE STARTUP como epicentro incontornável, de visibilidade internacional, da economia azul.

MARE STARTUP, que resulta do consórcio entre a Faculdade de Ciências da ULisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Sociedade de Avaliação Estratégia e Risco e o Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, pretende ser o programa de referência no âmbito da criação de startups e inovação empresarial de base científica e tecnológica na área do mar.

Tem por base um envolvimento 360 graus: ensino, investigação, empresas, governação e sociedade, contribuindo para revitalizar e acelerar a economia portuguesa do mar.

 

Programa MARESATARTUP

As empresas que forem admitidas no ProgramaMAREINOV gozam, no período inicial de incubação, de apoio gratuito nas áreas jurídica, económico-financeira e técnico-científica através de bolsa de horas.
• Esse apoio é baseado num Protocolo celebrado com a Vieira de Almeida Advogados(VdA) e nos próprios parceiros MAREStartup.
• O parceiro VdA disponibiliza também apoio e serviços no domínio da propriedade intelectual.
• As empresas dispõem de preferência de instalação nos centros de incubação da rede Mare e demais associados, incluindo autarquias parceiras.

 

Prémio MAREINOV Montepio

É instituído um prémio anual a atribuir a uma startup/projeto que seja considerado inovador na área do mar e que tenha sido selecionado para o Programa MAREINOV/ MARESTARTUP.
O prémio é constituído por duas componentes:
•Componente monetária, no valor de 10.000,00€ (dez mil euros), a atribuir pelo MontepioInvestimento ao projeto selecionado, nos termos do regulamento do prémio, entregue diretamente ao representante mandatado da equipa vencedora;
•Componente de apoio à fase inicial de pré-incubação e mentoria, a suportar pela iniciativa MARESTARTUP ao projeto selecionado.

 

Todas as informações disponíveis aqui.