Eco-escolas

O Programa Eco-Escolas é uma iniciativa de âmbito europeu sob a responsabilidade da Fundação para a Educação Ambiental na Europa e que visa encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela Escola na melhoria do seu desempenho ambiental.

O Programa fornece uma metodologia, formação, enquadramento e apoio a muitas atividades que as escolas desenvolvem procurando constituir um contributo para a implementação da Agenda 21, a nível local.

A Câmara Municipal de Mafra é uma parceira ativa no Programa Eco-Escolas, disponibilizando apoio técnico na área de educação ambiental, através da Divisão de Educação e Juventude, bem como garantindo uma comparticipação financeira.

Tal comparticipação financeira é distribuída da seguinte forma:
- 20 € por cada escola inscrita, a qual é destinada a comparticipar algumas das despesas inerentes à implementação do programa (produção, distribuição e envio de materiais, formação, contribuição à Fee por escola inscrita, deslocações, mailings, despesas administrativas, entre outras);
- Atribuição do Galardão com 50 € por cada escola galardoada com a Bandeira Verde, destinada a comparticipar algumas das despesas inerentes à atribuição do Galardão (produção das bandeiras, produção de certificados, organização do Dia Bandeiras Verdes, entre outras).

Por seu turno, a ABAE compromete-se a: privilegiar o desenvolvimento de ações com as autarquias, colaborar ou participar com o Município parceiro na realização de ações ou eventos de educação, acompanhar em termos de formação e informação todas as escolas inscritas no programa ECO-ESCOLAS, entre outros.

Os Projetos de Educação Ambiental de qualidade, desenvolvidos nas escolas de acordo com a metodologia do Eco-Escolas, são reconhecidos no final do ano, através de um Galardão Eco-Escolas- Bandeira Verde. Tal galardão atribuído simboliza a existência nessa escola de uma ativa e participada educação pelo ambiente, que se concretiza através de um conjunto de ações que visem a adoção de novas medidas e práticas que tornem, consequentemente, o respetivo estabelecimento de ensino mais inovador e ambientalmente responsável.

O Programa procura, igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, contribuindo para um maior envolvimento e participação em todo o processo, bem como dirigir aos alunos o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. As ações desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, proporcionar-lhes-ão a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

Fortalecer a consciência de que o Ambiente é um valor essencial para a Qualidade de Vida, depende de todos, depende de si!